sexta-feira, 9 de julho de 2010

(J)A era Dunga

Chegamos ao fim de mais uma copa. Em 1998 eu lembro vagamente de alguns jogos da copa, mas mesmo assim não entendia nada ainda de futebol.
Desde de 2002 eu acompanho copa do mundo. Recordo-me que naquela época o técnico Luiz Felipe Scolari era muito questionado pela imprensa e pela torcida por vários motivos, entre eles o fato de não ter levado Romário para disputar a sua segunda Copa do Mundo.
Quem lembra quando ele disse que levaria o Brasil para, pelo menos, as semi-finais? E "naquele tempo se amarrava cachorro com linguiça"? Como é que Felipão vai levar Ronaldo que nem vem jogando, ficou muito tempo parado e não vai levar Romário que está arrebentando no Vasco?
E Felipão foi para o Japão levando na bagagem declarações polêmicas, promessas até então absurdas e jogadores considerados ruins. Ele não levou quem o público queria, mas apostou todas as fichas em Ronaldo e venceu a Copa de forma espetacular.
Então, o Felipão passou a ser herói e todos esqueceram do Romário, do cachorro com linguiça e Ronaldo se firmou como um dos maiores jogadores da história.
Pois bem, em 2006, foi a vez do Parreira. E ele não sofreu nenhum tipo de pressão, afinal, nós tínhamos o melhor time depois de 1982, o quadrado mágico, vencemos Copa das Confederações e Copa América em cima da Argentina.
Eu lembro do time reserva da seleção: Rogério Ceni, Cicinho, Luisão, Cris, Gilberto, Juninho Pernambucano, Ricardinho, Gilberto Silva, Edmilson, Robinho e Fred. Dava para ganhar a Copa com este timaço. Infelizmente, a vaidade tomou conta e todos já se consideravam campeões. Um amigo meu, chegou até dizer que a safra de jogadores era tão boa que se o avião caísse com toda Seleção Brasileira a gente ganhava aquela Copa com uma segunda convacação. Muito oba-oba, não saímos da Copa por causa da França, saímos por causa de nós mesmo.

Enfim, chagamos a 2010 e veio o Dunga. Um jogador mediano, que só lembramos dele na seleção por ter levantado uma taça e dado um soco para baixo na comemoração de um penalti. Um perdedor, um derrotado.
Quando ele foi contratado pela CBF era para colocar ordem na casa e depois saíria para dar a vaga para um treinador mais experiente. Mas ele foi ficando, ganhando uma Copa América, depois Copa das Confederações.
Tentando ser um Felipão II, não obteve êxito no seu objetivo, pois não entende nada de futebol. Luiz Felipe Scolari foi a copa com um time do momento, sem essa de "coerência e de quem estava comigo o tempo todo". Dunga não levou lateral esquerdo, mesmo tendo o Roberto Carlos em perfeitas condições de mais uma Copa. Não levou o Ganço, Neymar, Ronaldinho Gaúcho. Seria até mais compreensível levar o Tadei, Júlio Sérgio e Vinícius Pacheco do que seus reservas Julio Batista, Doni e Kleberson, respectivamente. E ainda temos vários outros nomes como Alexandre Pato, Hernanes e o Ronaldo. É, o Ronaldo, por que não? Mesmo com toda sua gordura e idade seria mais útil no elenco do que o Grafite.
E o que falar de Felipe Melo e Josué? É, não tenho o que falar.
Vou lembrar para sempre do Felipão como um vencedor, do Parreira como um vencedor (mesmo não tendo ganhado em 2006) e do Dunga confirmando que é um PERDEDOR.
Um perdedor que não se importou e chingou a imprensa, o torcedor e, muito menos, o bom futebol, deixando fora jogadores de alto nível.
E ao final da Copa, todos que foram chingados por ele, estavam certos: o Felipe Melo foi expulso quando mais precisamos, não tínhamos elenco, não tínhamos substituto do Kaká etc...
E como diria os meninos da África: DUNGA BURRO!
Bom, fim da Copa 2010 e lá vem 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário