quinta-feira, 29 de julho de 2010

As cinco melhores partidas de futebol

Como todos sabem, estou doente. Sem muito o que fazer fico na internet vendo coisas que gosto muito como, por exemplo, o futebol. Este é um dos motivos de minhas últimas postagens se tratar de tal assunto.
Por isso resolvi listar as cinco melhores partidas de futebol que eu já vi.

1. Grêmio 1 x 0 Náutico (Campeonato Brasileiro - Série B - 2005)
A batalha dos aflitos. Tinha tudo para ser apenas mais uma "final". Eu acreditava que o Grêmio voltaria tranquilamente. Por isso não fiz questão de ver o jogo e marquei uma pequena viagem ao interior naquele sábado a tarde. Em todo lugar que o ônibus parava eu e meus amigos procurava saber como estava o jogo e, através de pequenas televisões instaladas nessas lanchonetes de estrada, me deparava com o drama dos gremistas. Deu tempo de assistir o segundo tempo do jogo em Simão Dias, na Fazenda Mulungu. Vi um Grêmio com apenas sete jogadores em campo e um Náutico em cima, sufocando. Vi o Náutico perder dois penaltis, o segundo batido por um jogador que foi substituído apenas para converter, mas acabou parando em Galatto. E no final do jogo, Anderson deu o acesso a Série A para o Grêmio, quando nem o mais otimista do torcedor gremista espereva.

2. Vasco 4 x 3 Palmeiras (Copa Mercosul 2000)
A virada do milênio! Essa partida provou que o futebol pode ser comparado a vida de cada ser humano, que com força de vontade supera todas as dificuldades. Era o terceiro jogo da final, o Vasco tinha mais time, um bom elenco, mas o confronto vinha de uma vitória para cada lado. Palestra Itália lotado. O Palmeiras estava melhor em campo, o Vasco pouco fez, mas até os 35 minutos da etapa inicial parecia que os dois times iriam para o vestiário sem gols. Eu estava na casa de minha madrinha Selva, assistia o jogo com a certeza de que seria campeão. Mas o Vasco "apagou" nos últimos 15 minutos do primeiro tempo e fomos para o vestiário perdendo por 3 a 0. Inconsolado, tive que ficar na sala, pois era lá que iria dormir naquela noite... Começou o segundo tempo e o Vasco só marcou aos 15 minutos de penalti, logo depois fizemos o segundo gol, também de penalti. Mas Júnior Baiano, além de ser o responsável pelo o primeiro gol do Palmeiras, foi expulso de jogo e acabou com qualquer esperança vascaína. Porém, o Vasco empatou a partida com Juninho e, quando todos esperavam a decisão por penaltis, a bola sobrou para Romário e, aos 47 do segundo tempo o Vasco virou a partida e sagrou-se campeão. Deste jogo para cá, descobri que o futebol é igual a vida, onde muitas vezes "apagamos" no detalhe e, em muito pouco tempo, pode nos levar a ruína. Porém com determinação, esperança e perseverança sempre alcançaremos nossos objetivos, mesmo que tão pouco seja o tempo para se recuperar.

3. Liverpool 3 x 3 Milan (P=4x2) (Liga dos Campeões da Europa - 2005)
O jogo começou imprevisivel, ninguém sabia ao certo quem levaria o título. Mas depois de um tempo percebeu-se o domínio total do Milan. E com dois gols de Crespo e um do, até então, garoto-promessa Kaká, o Liverpool foi para o vestiário perdendo por 3 a 0. O Milan tinha atrás o Nesta e Maldini, além do incansável Gatuso a frente da zaga, isso tornaria impossível uma reação do Liverpool. Porém sua torcida apoio o time e começou a cantar "You'll never walk alone" (Você nunca estará sozinho) e, surpreendentemente, o time inglês conseguiu arrancar o empate sob o comando do gigante Gerrard. Na prorrogação Shevchenko ainda perdeu um gol debaixo da trave. O dia não era mesmo do Milan e, naquela quarta feira à tarde, aqui em minha residência, assiti o Liverpool ser campeão nos penaltis, sagrando-se campeão da UEFA Champions League.

4. Brasil 2 x 2 Argentina (p:4x2) (Copa América - 2004)
A maioria de nossos craques pediram dispensa da Copa América de 2004. E fomos, praticamente com nosso time reserva. Chegou o dia da final. Eu estava na casa de meus avós, assistindo sozinho a partida. Ninguém, realmente, acreditava no Brasil, pois a Argentina vinha com o time completo. E não deu outra. Argentina superior o jogo todo, sufocando a seleção canarinho e, mais uma vez, Júlio César fora decisivo. O jogo estava, injustamente, 1 a 1. A Argentina merecia estar ganhando. Mas deu tempo e, aos 42 minutos do segundo tempo, a Argentina fez o segundo gol. E eles começaram a fazer gracinha, rir em nossas caras, tirando alguns de nossos jogadores do sério. Todos já esperavam o apito final para Argentina, merecidamente, ser a campeã. Porém, eles continuaram com os deboches e perderam uma coisa essencial no futebol: humildade. E, aos 47 da segunda etapa, Adriano marcou o gol de empate. Eu não acreditei, sair correndo pela e soltei o meu primeiro palavrão na casa de meus avós: puta que pariu! A partir daquele momento, a Argentina não merecia mais ganhar por não ter humildade e respeitado o adversário. Os jogadores argentinos estavam desconsolados, sem acreditar que deixou a partida ir para os penaltis. Os brasileiros foram humildes e, mais uma vez, campeões em cima da Argentina.

5. Real Madrid 0 x 3 Barcelona (Campeonato Espanhol - 2005)
Era tarde de sábado e, como de costume, estava em reunião administrativa da Ordem DeMolay na casa de Ivan. Assim que terminou a reunião corri para minha casa e liguei na ESPN. Ainda era início de campeonato, o líder era o Osasuna, porém, "clássico é clássico" e queria muito ver este jogão. Aquele fim de tarde não podia ser melhor. Logo de início Pablo Garcia mandou uma cotovelada em Deco e esquentou o clássico. O jogo começou equilibrado e tenso, com Etoo'o sofrendo provocações de racismo, como de costume. Ainda no primeiro tempo, Eto'o calou o estádio fazendo o primeiro gol do clássico. O melhor estava por vim no segundo tempo. Ronaldinho Gaúcho foi magnífico, espetacular, inexplicável, fez um partidão. Ele marcou os outros dois gols da partida, dois golaços que o confirmou como o melhor do mundo naquele ano. Sua atuação foi digna de aplausos da torcida rival, dos fanáticos torcedores merengues, que reconheceram a derrota e se curvaram a mágica do craque brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário