quarta-feira, 24 de junho de 2009

Damon e Pythias

Amizade, para mim o mais emocionante dos sentimentos. Toda amizade resiste ao tempo, mesmo que se afastem, nunca mais se olhem e não se fale pelo resto da vida por algum desentendimento. O que foi vivido nem o tempo vai apagar, pois, por um amigo, até por aqueles que ficaram na estrada, fazemos qualquer coisa. Podemos citar inúmeros exemplos de amizade, como Paulo e Maneco, Caio e Arthur, Eu e Yuri, Aline e Candice, Fernanda e Jéssica, Luciano e Mariana e, por último, Damon e Pythias.

Na mitologia grega, a lenda de Damon e Pythias simboliza a confiança e a lealdade de uma verdadeira amizade.
Pythias e seu amigo Damon, ambos seguidores do filósofo Pitágoras, viajaram a Siracusa. Pythias foi acusado injustamente de traçar um plano contra o rei de Siracusa, Dionysius I. Como punição a este crime Pythias foi sentenciado à morte.
Pythias aceitou sua sentença, mas pediu para visitar sua família pela última vez para se despedir e resolver alguns assuntos. Não querendo ser feito de tolo, Dionysius recusou o pedido de Pythias, acreditando que se liberado uma vez ele fugiria e nunca mais retornaria.
Arriscando sua própria liberdade por seu melhor amigo, Damon propôs que Dionysius o prendesse como refém até que Pythias retornasse. Dionysius aceitou, com a condição que se Pythias não chegasse até a data prometida, Damon seria posto à morte em seu lugar. Damon concordou e Pythias foi liberado.
Dionysius foi convencido que Pythias não retornaria, o dia que Pythias havia prometido retornar chegou e Dionysius já se preparava pra executar Damon, e apenas quando o Dionysius estava a ponto de matar Damon, Pythias chegou.
Desculpando-se de seu amigo por estar atrasado, Pythias disse que os piratas haviam capturado seu navio na passagem por trás de Siracusa e o tinham jogado ao mar. Dionysius escutou como Pythias fez para nadar e chegar rapidamente no horário exato de salvar seu amigo.Dionysius ficou impressionado com tamanha CONFIANÇA E LEALDADE dos dois amigos, dizendo que nunca teve um amigo de verdade, essa atitude livrou Damon e Pythias e manteve-os como conselheiros da corte.

7 comentários:

  1. auahuahauhuauhaua
    alguns exemplos de amizade: Arthur e caio
    ahuahuahuaua
    essa foi irada!!
    é né!! repheito!!, até que tão saindo algumas coisas que presta no seu blog!!
    damon e phitias é o melhor exemplo de amizade que existe!!

    ResponderExcluir
  2. Né pq tem meu nome lindão não, mas o texto tá massa^^

    ResponderExcluir
  3. Quem consegue viver só nesse mundo heim?

    ResponderExcluir
  4. Amigo você é DeMolay (2)

    ResponderExcluir
  5. Amigo você é DeMolay (3)

    ResponderExcluir
  6. Amigo você é DeMolay(4)

    ResponderExcluir