quarta-feira, 24 de junho de 2009

Damon e Pythias

Amizade, para mim o mais emocionante dos sentimentos. Toda amizade resiste ao tempo, mesmo que se afastem, nunca mais se olhem e não se fale pelo resto da vida por algum desentendimento. O que foi vivido nem o tempo vai apagar, pois, por um amigo, até por aqueles que ficaram na estrada, fazemos qualquer coisa. Podemos citar inúmeros exemplos de amizade, como Paulo e Maneco, Caio e Arthur, Eu e Yuri, Aline e Candice, Fernanda e Jéssica, Luciano e Mariana e, por último, Damon e Pythias.

Na mitologia grega, a lenda de Damon e Pythias simboliza a confiança e a lealdade de uma verdadeira amizade.
Pythias e seu amigo Damon, ambos seguidores do filósofo Pitágoras, viajaram a Siracusa. Pythias foi acusado injustamente de traçar um plano contra o rei de Siracusa, Dionysius I. Como punição a este crime Pythias foi sentenciado à morte.
Pythias aceitou sua sentença, mas pediu para visitar sua família pela última vez para se despedir e resolver alguns assuntos. Não querendo ser feito de tolo, Dionysius recusou o pedido de Pythias, acreditando que se liberado uma vez ele fugiria e nunca mais retornaria.
Arriscando sua própria liberdade por seu melhor amigo, Damon propôs que Dionysius o prendesse como refém até que Pythias retornasse. Dionysius aceitou, com a condição que se Pythias não chegasse até a data prometida, Damon seria posto à morte em seu lugar. Damon concordou e Pythias foi liberado.
Dionysius foi convencido que Pythias não retornaria, o dia que Pythias havia prometido retornar chegou e Dionysius já se preparava pra executar Damon, e apenas quando o Dionysius estava a ponto de matar Damon, Pythias chegou.
Desculpando-se de seu amigo por estar atrasado, Pythias disse que os piratas haviam capturado seu navio na passagem por trás de Siracusa e o tinham jogado ao mar. Dionysius escutou como Pythias fez para nadar e chegar rapidamente no horário exato de salvar seu amigo.Dionysius ficou impressionado com tamanha CONFIANÇA E LEALDADE dos dois amigos, dizendo que nunca teve um amigo de verdade, essa atitude livrou Damon e Pythias e manteve-os como conselheiros da corte.

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Juventude perdida é o caralho


Ouço muito os mais antigos falar que minha geração está perdida, que não é mais como antigamente, que só quer saber de beber, cair na farra, não ter compromisso, etc. Eu só estou colhendo o que a geração anterior plantou. Foram eles que tanto lutaram por liberdade, por democracia, por direitos iguais. Eles eram vistos como “perdidos”, também, pela geração anterior a deles.
A minha geração não é uma minoria que toca fogo em mendigos, que batem em desconhecidos sem motivos, que causam acidentes bêbados, que se droga para esquecer problemas que não existem. A juventude de hoje é aquela que nossos pais, por exemplo, queriam. Nossa juventude é fraternidade e liberdade.
Vejam nos barzinhos, nos lagos da orla, as rodas de violão com um litro de vodka (sim, é normal beber, desde sempre, desde a época Jesus Cristo. Na hora de rezar, pergunte pra ele se o vinho era bom), como as amizades são sinceras, uma verdadeira irmandade.
Discutimos, é claro, nossa geração pode opinar diferentemente de todo mundo, podemos criticar ou elogiar a atitude de um líder, por exemplo. Se errar, a gente pede desculpas. Se acertar, a gente aceita desculpas. E num autentico espírito de fraternidade tudo volta a ser como antes.
Bebemos, farreamos, pegamos e não nos apegamos. Dividimos problemas, choramos juntos, rimos juntos. Eu posso arriscar dizer que a atual juventude é uma grande família.
E para antiga geração eu deixo a seguinte pergunta: não era isso que vocês queriam?

terça-feira, 16 de junho de 2009

Apresentação

Olá pessoas,

Bom, meu nome é Raphael José, 19 anos, nasci em Aracaju, estou no 5° período do curso de direito, trabalho há 2 anos em um cartão de crédito bem conceituado em Sergipe, sou frequentador assíduo do Capítulo Sergipe Del Rey da Ordem DeMolay há 6 anos (http://www.demolaybrasil.org.br/). Fiz esse blog na intenção de divulgar minhas ideias, falar sobre alguns assuntos polêmicos e quem sabe alguém gostar e eu começar a ganhar um extra com isso (acho difícil). Toda semana eu atualizarei meu blog com assuntos do meu interesse. Espero que gostem.